CES/PE e SES/PE promovem Encontro Estadual para delegação pernambucana da 16ª CNS

Rumo à 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), o Estado de Pernambuco já está nos preparativos para defender suas propostas no evento Nacional, em Brasília. Na sexta-feira, 19 de julho de 2019, o Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) e a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE) promoveram no Hotel Canariu´s de Gravatá, na Região Agreste, o Encontro Estadual para Delegados/as de Pernambuco para a 16ª CNS.

Na mesa de abertura participam os pesquisadores Itamar Lages (UPE), Petra Duarte (UFPE/CAV) e Vera Baroni (Rede de Mulheres de Terreiro de Pernambuco), que contribuíram no fomento do debate sobre a defesa dos princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS), do financiamento da saúde pública, e o direito à saúde e a importância da democracia brasileira.

O evento teve como proposta qualificar o debate sobre o contexto social e político do tema da 16ª CNS e proporcionar maior interação entre os participantes da delegação pernambucana. Na ocasião, os/as delegados/as receberam um Guia básico contendo orientações sobre a programação preliminar da 16ª Conferência Nacional de Saúde, a relação de participantes e convidados, e informações gerais sobre responsabilidade de custeio de hospedagens, alimentação e transporte.

Enquanto metodologia de trabalho, o professor Itamar Lages propôs uma reflexão ampliada sobre a situação política Nacional e os reflexos no campo da saúde. A pesquisadora e Conselheira Estadual de Saúde Petra Duarte destacou os aspectos da lógica financeira no setor saúde no mundo, enfatizando a relação da entrada de grupos internacionais e de capital estrangeiro, que compromete o direito à saúde pelo processo de especulação financeira que é gerado por planos e empresas de saúde no Brasil.

Durante a apresentação, a representante da Rede de Mulheres de Terreiro, Vera Baroni, reforçou a importância que a Delegação de Pernambuco defenda as políticas de saúde para as populações Indígena e Negra. ” O Estado brasileiro tem um débito enorme com a maioria desses povos, que foram as mãos que construíram a riqueza desse país”, defendeu Vera Baroni.