CES/PE participa de acolhimento dos Residentes Médicos e de Área Profissional da Saúde do SUS-PE

O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) esteve presente na solenidade de  acolhimento dos 1.510 novos residentes, entre médicos e profissionais da saúde, que irão atuar em unidades da rede estadual. A cerimônia foi promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), na segunda-feira (02/03), no Centro de Convenções, em Olinda. O evento ocorreu com a presença do governador Paulo Câmara, do secretário estadual de Saúde e presidente do CES/PE, André Longo, e do consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Eugênio Vilaça Mendes, que ministrou a aula magna intitulada Os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com  governador Paulo Câmara,  Pernambuco está em posição de destaque  diante do cenário nacional na área da saúde e a importância dessa formação para a constante busca da melhoria no atendimento.

“Pernambuco tem essa característica de ser a referência médica de todo o Nordeste, e hoje nós estamos iniciando uma nova formação, que vamos fazer de forma adequada, garantindo o lado humano do atendimento. Vamos formar bem as pessoas para que elas estejam preparadas para o futuro desafiador de se fazer saúde pública”, pontuou o governador, que também comentou os investimentos da gestão, em Pernambuco, nessa importante área.

“O Estado, nos últimos quatro anos, aumentou em mais de 60% seus investimentos na formação. Estamos fazendo isso buscando realmente ter um olhar especial para a saúde pública. Com formação e com planejamento, a saúde pública melhora, e é isso que a gente busca aqui em Pernambuco. Os investimentos nessa área não vão parar. Pelo contrário, nós vamos continuar investindo”, assegurou Paulo Câmara, citando, entre outras estruturas, a do Hospital Geral do Sertão, que será inaugurado em Serra Talhada.

O secretário de Saúde André Longo, que deu as boas vindas aos novos residentes, discursou sobre o aumento do número de bolsas ofertadas. “Esse é um momento importante para acolhimento de todos vocês. Muitos aqui estão chegando à residência médica pela primeira vez. Outros estão complementando sua especialização. É importante dizer que Pernambuco é um dos grandes polos formadores de recursos humanos na área médica do Brasil”, afirmou.

De acordo com o conselheiro Estadual de Saúde, Ronaldo Vasconcelos (segmento trabalhador – Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco – COREN-PE), o Controle Social reconhece a importância da formação de profissionais em saúde, principalmente no modelo de Residência, sempre orientado e respeitando o que diz a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS). ” Os números mostram um investimento muito grande nesse modelo de formação, especificamente no Estado de Pernambuco, e a gente acredita que esse tipo de formação vai nos levar a uma qualificação dos profissionais que virão a atender a população dentro dos serviços”.

A SES-PE é responsável por coordenar o processo seletivo unificado no Estado e financia mais de 60% das bolsas de residências. Para 2020, foram criados novos programas de residência com foco na área materno-infantil (ginecologia e obstetrícia e neonatologia) e em medicina de família e comunidade. Ainda foram abertas vagas em medicina fetal, cardiologia pediátrica, transplantes, multiprofissional de Interiorização da Atenção à Saúde, gastroenterologia pediátrica, endocrinologia pediátrica e reumatologia.

Com informações: Folha de Pernambuco/  Assessoria de Comunicação da da SES-PE