CES/PE participa de Encontro Nacional sobre saúde da população trabalhadora

WhatsApp Image 2018-08-21 at 12.03.15 (1)

Os desafios e as perspectivas do controle social na defesa da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras estão em pauta no 9ª Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt). Realizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), o evento começou nesta terça (21), e seguirá até o dia 23 de agosto, no Hotel Carlton, em Brasília. Os Conselheiros de Saúde Jorge Mário e Josué Júlio representam o Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) nos debates sobre a saúde da população trabalhadora pós-reforma trabalhista.

WhatsApp Image 2018-08-21 at 12.03.05

Estudantes, conselheiros de saúde, coordenadores dos Centros de Referências em Saúde do Trabalhador (Cerest), representantes das centrais sindicais e de movimentos sociais devem avaliar, entre outros temas, os impactos da Reforma Trabalhista, aprovada em agosto de 2017, na saúde dos brasileiros.

O Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, plataforma desenvolvida e mantida pelo Ministério Público do Trabalho, em Cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), aponta que somente de 2012 a 2017 foram registrados 4.269.648 acidentes de trabalho. Um a cada 48 segundos. O total de mortes no período foi de 15.874.

“O adoecimento e os acidentes tendem a serem mais comuns agora, com a precarização ampliada por mudanças na legislação trabalhista, que aumentam a pressão e o assédio sobre os trabalhadores”, avalia o conselheiro nacional de saúde e coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt), do CNS, Geordeci Menezes de Souza.

A promoção de oficinas de Formação em Saúde, debates sobre Nanotecnologia e Automação no Mundo do Trabalho, além dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030, com ênfase na saúde dos trabalhadores, também estão na programação do encontro.

Representantes do Ministério da Saúde, do Conselhos Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e de diversas entidades nacionais representativas em defesa da população trabalhadora no país devem participar dos debates.

Mais informações:

O que: 9ª Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cisttão)
Quando: 21 a 23 de agosto, a partir de 9h
Onde: Hotel Carlton