Notícias

CES/PE participa de jornada e encontro de Saúde do trabalhador em Brasília

O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco participou entre os dias 18 a 20 de outubro do 8º Encontro da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), juntamente com a 1ª Jornada Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, em Brasília – DF. Organizado pelo Conselho Nacional de Saúde e Ministério da Saúde, os eventos contaram com participação de cerca de 500 representantes de movimentos de saúde de todo o país, tendo como pauta a  melhoria do SUS e da saúde da classe trabalhadora, e os impactos da reforma trabalhista na saúde dos trabalhadores.

WhatsApp Image 2017-10-20 at 13.51.18
O CES/PE foi representado pelas Conselheiras Estaduais de Saúde Paula Danielly e Maria Angélica Telles

 

A reforma trabalhista, que entrará em vigor a partir de 11 de novembro de 2017, foi um dos pontos de maior destaque durante os dois eventos. Os participantes discutiram os desdobramentos e os impactos sociais da reforma na saúde dos trabalhadores, entre eles: a precarização das relações de trabalho, jornadas exorbitantes, possibilidade de retirada de descanso remunerado, fatiamento das férias, entre outras retiradas de direitos.

Segundo a secretária de Saúde da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Elgiane Lago, a reforma trabalhista acarretará em muitos prejuízos na saúde dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. “Neste momento de desmonte do SUS (Sistema Único de Saúde) é fundamental a organização do movimento de saúde e das centrais sindicais para barrar os retrocessos e manter o SUS para que a população tenha atendimento compatível com suas necessidades. A reforma trabalhista ainda acarretará muito mais adoecimentos por causa das condições desumanas de trabalho, além de trazer muita insegurança às trabalhadoras e trabalhadores, ainda mais prejudicados com a terceirização ilimitada”, afirmou a secretária.

 

 

 

 

Fonte: Portal CTB