CES/PE participa de Solenidade de entrega do Título de Cidadã Pernambucana à Ana Callou

DSCN0643

Os integrantes do Conselho Estadual de Saúde (CES/PE) estiveram nesta quarta-feira (03/08), na solenidade de entrega do título honorífico de cidadã pernambucana à Ana Cláudia Callou Matos, na plenária Joaquim Nabuco, da Assembleia Legislativa de Pernambuco. A honraria, de autoria do deputado estadual Waldemar Borges (PSB),  é um reconhecimento da atuação profissional de Ana Callou, que milita em defesa da saúde e de um Sistema Único de Saúde (SUS) digno a população, além de toda sua contribuição ao estado de Pernambuco.

A Conselheira Josineide Menezes, que representou o CES/PE na mesa Diretiva, ressaltou a importância do Título à Ana Callou pela sua trajetória e dedicação profissional em função da construção e do fortalecimento do SUS. “ Homenagear Ana Callou também é homenagear as mulheres que construíram o SUS e que continuam resistindo para que o SUS continue sendo um patrimônio da sociedade brasileira. Principalmente em um momento que existem  tantas ameaças ao SUS, é muito importante homenagear quem de fato dedicou todo tempo de vida, todo trabalho para construir esse Sistema e para garantir saúde de qualidade para toda população, nas experiências municipais, e agora no Estado. Ana é um exemplo de profissional no modo como estabelece o diálogo com o CES/PE, respeitando e reconhecendo a importância do Controle Social, e ao mesmo tempo sendo democrática e respeitosa com os representantes com os conselheiros e conselheiras.”

O deputado Clodoaldo Magalhães (PSB), que  presidiu a mesa, destacou durante a cerimônia  a competência de Callou: “Os desafios no campo da saúde são muitos, mas os percalços não desanimam essa cearense. Ela conhece as dificuldades do setor, mas nunca esmorece na esperança de tempos melhores para garantir à população assistência ‘de qualidade”.

DSCN0634

Na sequência o deputado Waldemar Borges contou a história da vida da sanitarista e o significado do título para o Estado. “Ana Cláudia é uma pessoa de fortes convicções e tem feito da sua vida um testemunho de solidariedade e comprometimento com a justiça social”, afirmou.

A cidadã Pernambucana, Ana Callou, em seu discurso emocionado, enfatizou a gratidão pelo Título Honorífico: “Meu Pernambuco, minha escolha, minha conquista. Aqui cheguei aos 14 anos de idade para estudar, batalhar e ser feliz. Sou muito grata a esse estado e a todos os pernambucanos e pernambucanas, hoje meus conterrâneos. Por todo acolhimento, respeito, cuidado e amizade construídos. Há mais de duas décadas me dedico ao serviço público na militância de um sistema universal, procuro desempenhar minhas funções à altura da gratidão e generosidade do povo pernambucano.

A homenageada é graduada em serviço social, especialista em gestão de pessoas e mestre em gestão pública para o desenvolvimento do Nordeste. Atualmente ocupa o cargo de secretária-executiva de Coordenação Geral da Secretaria Estadual de Saúde e é membro do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco.