CMS-Recife empossa novos conselheiros

31356081_1943053342433461_2653462264694177792_n
Aconteceu, na tarde da última quinta-feira, 26, a cerimônia de posse do novo colegiado do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife para o biênio 2018-2020. Realizada na sede do Conselho, a solenidade marca o início de um novo ciclo para o Controle Social em Recife e contou com a participação de conselheiros(as), visitantes e convidados.

Despedindo-se da coordenação do CMS-Recife, a coordenadora, Janaína Brandão, aproveitou a oportunidade para falar sobre as conquistas do colegiado 2016-2018 e deixou uma mensagem para os novos conselheiros. “Fomos um colegiado que trabalhou pela integração e fortalecimento do Controle Social, utilizando este espaço como um espaço de diálogo, pactuação e de mudanças nas Políticas de Saúde. Além disso, tivemos o prazer de criar dois Conselhos Distritais e 51 Conselhos de Unidade”, ressalta. “[Aos novos conselheiros] Quero pedir que se dediquem com muito comprometimento, pois sem vocês nada funciona e que continuem o trabalho de fortalecer a rede de conselhos no Recife”, finaliza.

O secretário de Saúde, Jailson Correia, também presente na cerimônia, falou do quão gratificante é acompanhar o processo de renovação do Conselho. “Ver que esta casa está lotada numa cerimônia da posse é um marco para a renovação da esperança”, falou.

Ausente na solenidade por motivos de força maior, a vice-coordenadora do CMS, Keila Tavares, enviou seus sinceros agradecimentos. “Expresso meu sentimento de gratidão, honra e felicidade em poder, junto com vocês, ter trabalhado em prol dos munícipes de Recife, defendendo os interesses da sociedade e efetivando os princípios norteadores do SUS, da universalidade, equidade e integridade”, despediu-se.
Também participaram da mesa, os conselheiros Municipal de Saúde, José Ribeiro e Oscar Correia, representando os segmentos Trabalhador e Usuário, respectivamente; a conselheira Nacional de Saúde, Priscila Viegas; e o Conselheiro Estadual de Saúde de Pernambuco, Luiz Sebastião.
No ato, as conselheiras recém-empossadas Leonilde Cunha, Fábia Cristina e Ana Karla Góes, representado os segmentos Usuário, Trabalhador e Gestor/Prestador, respectivamente, assinaram o livro de posse. Ainda dentro da programação, o CMS-Recife convidou as conselheiras Kamila Matos, Lucelena Cândido e Vasti Soares para receberem uma placa comemorativa, homenageando todo o colegiado 2016-2018 pelos serviços prestados nos anos de atuação.

Fonte: ASCOM CMS-Recife