CMS-Recife realizará 11ª Conferência Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife) está em ritmo acelerado para a realização da 11ª Conferência Municipal de Saúde que acontecerá no Centro de Convenções, em Olinda, nos dias 16, 17 e 18 de dezembro. Com o tema: “O Recife na luta pela defesa do SUS através do controle social”, a conferência tem como objetivo discutir, propor e elaborar o Plano Municipal de Saúde (PMS) para o próximo quadriênio (2014-2017), além de debater as diretrizes e prioridades para a atuação do controle social.

Realizada de dois em dois anos (uma propositiva e outra avaliativa), a conferência municipal deste ano terá a responsabilidade de propor uma política que garanta a chegada da saúde às diversas necessidades da população, assegurando seus direitos e qualidade no serviço.

Os preparativos da conferência começaram desde julho quando as etapas de plenárias microrregionais foram iniciadas. Nessa etapa, foram escolhidos os pré-delegados que iriam concorrer, posteriormente, a uma vaga de delegado. Na segunda etapa, chamada de fase Distrital, os candidatos a delegados distritais se reuniram para discutir o documento base que será levado à conferência onde norteará as discussões acerca de assuntos como: atenção básica, atenção especializada, vigilância à saúde, gestão do SUS, controle social, entre outros.

Visando o fortalecimento do controle social em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), a 11ª conferência é mais um anseio dos conselheiros municipais em tornar viva a preocupação de melhorar a qualidade do sistema de saúde e da vida da população.

Quem quiser participar da conferência pode fazer a sua inscrição, como observador, em um link disponibilizado no blog do CMS-Recife (http://cmsaude-recife.blogspot.com.br/) a partir da zero hora (0h) desta sexta-feira (13). Vaga limitadas.

Discutir a política de saúde, ouvir a população, garantir que mais pessoas tenham acesso a um serviço de qualidade e tratar do controle social como prioridade básica é a função do CMS-Recife. A realização da conferência só contribui no processo de melhora no sistema de saúde pública dentro da capital pernambucana.

fonte: Assessoria de Comunicação do CMS Recife