Notícias

Conselho Nacional de Secretários de Saúde lança contagem própria sobre Covid-19, CNS replica

O lançamento do painel ocorre em meio à decisão do Ministério da Saúde de ocultar o número acumulado de casos e óbitos

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) lançou, no domingo (7/06), painel com contagem própria sobre o número de casos da Covid-19. O painel tem atualização diária até às 18h, com dados acumulados e diários informados pelas Secretarias Estaduais de Saúde (SES) com número de casos confirmados, óbitos decorrentes de complicações causadas pelo Novo Coronavírus e de pacientes que se recuperaram.

O lançamento do painel ocorre em meio à decisão do Ministério da Saúde de alterar o formato de divulgação dos dados oficiais, ocultando o número acumulado de casos (recuperados e confirmados) e óbitos, substituindo somente pelos números diários.

Confira o Painel Conass Covid-19

Em nota, o Conass informa que “pauta sua atuação pelo mais alto interesse público, respeito à diversidade e pluralismo democrático”. E completa “a ciência, a verdade e a informação precisa e oportuna são fios condutores do processo orientador da tomada de decisão na gestão da saúde”.

Dados das secretarias de Saúde de todas as unidades da federação, que constam no painel do Conass, apontam que o número acumulado de casos confirmados da doença já chega a 680.456, sendo 36.151 óbitos confirmados em todo o país. Somente no domingo (7/06) foram registradas 1.116 novas mortes e 30.164 casos.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) disponibiliza o Painel Conass Covid-19 em sua página principal do site, mantendo seu compromisso com a transparência e efetividade no combate ao Novo Coronavírus.

“É inadmissível omitir informações da sociedade brasileira. Nós exigimos que o Ministério da Saúde recoloque todas as informações para que o povo tenha acesso a elas e que tenhamos, de uma vez por todas, uma ação efetiva para combater essa pandemia”, afirma o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto.

O Conass reúne todas as Secretarias de Estado da Saúde (SES) dos estados e do Distrito Federal.

Foto: Dado Ruvic/Reuters

Ascom CNS