Notícias

Delegação Pernambucana debate propostas na 16ª CNS para fortalecimento do SUS

Nesta terça-feira (6/08), a delegação de Pernambuco junta-se a cerca de cinco mil delegados/as, participantes livres e convidados/as em 45 Grupos de Trabalho (GTs), que vão discutir as 331 propostas do Relatório Consolidado Nacional. Nos GTs serão elaboradas e discutidas as propostas a serem apresentadas e votadas na plenária final, agendada para a quarta-feira (7).

São três os eixos das propostas: Saúde como Direito; Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento adequado e suficiente para o SUS. O tema transversal a todos os grupos é aquele que dá nome à 16ª conferência: Saúde e Democracia.

Pernambuco em sua Conferência Estadual de Saúde aprovou, a partir de quatro diretrizes, 20 propostas para o fortalecimento do SUS. Entre elas: a revogação da Política Nacional de Atenção Básica; a criação de programas de incentivos para interiorização dos profissionais da ESF; o fortalecimento e garantir as Redes de Atenção Psicossocial (RAPS); o fomento para não aprovação do Projeto de Lei que visa modificar o sistema de registro de agrotóxicos; o fortalecimento dos Conselhos de Saúde e as instâncias de pactuação de políticas públicas de saúde como CIR, CIB e CIT; e a garantia da gestão da saúde da população indígena; e a proposta de extinção da EC 95.

LEIA NA ÍNTEGRA O RELATÓRIO FINAL DE PERNAMBUCO PARA A 16ª CNS