GT de Emergências Sanitárias analisa investimentos para Leitos Covid-19 e debate sobre impactos da flexibilização das atividades econômicas em Pernambuco

O Grupo de Trabalho (GT) de Emergências Sanitárias do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) realizou a reunião ampliada de monitoramento do Controle Social sobre os investimentos na ampliação de leitos de UTI e Enfermaria para Covid-19, na quarta-feira (15/07). Também esteve em discussão pelo colegiado do CES a exposição da população pernambucana ao coronavírus com o retorno gradual das atividades econômicas, principalmente com a abertura de bares e restaurantes e no transporte público e importância do isolamento social para conter o avanço do vírus.
 
O Diretor Geral de Controle de Doenças e Agravos (SES-PE), George Dimech, apresentou ao colegiado do CES os dados atualizados do Informe Epidemiológico sobre a pandemia. Em seguida, a Diretoria Geral de Programação e Controle de Serviços de Saúde, representada por Cláudia Assis, realizou a exposição sobre o investimento Estadual na ampliação de Leitos de UTI/ Enfermaria COVID-19, nos hospitais de administração indireta e administração direta, hospitais universitários, filantrópicos e privados, fazendo o detalhamento das fontes de recursos usados na pandemia (SUS, Tesouro, SUS-Tesouro).
 
A partir da análise dos dados apresentados pelas áreas técnicas da SES-PE, o colegiado do CES ressaltou a importância do investimento realizado na ampliação dos leitos, porém enfatizou a necessidade do controle social pautar o debate sobre os números de óbitos, do disciplinamento de alguns setores econômicos e reforçar a necessidade do distanciamento social, como recomenda a Nota de Posicionamento do CES sobre a flexibilização das atividades econômicas em Pernambuco.
 
Segundo a Conselheira Estadual de Saúde Andreza Camila (Segmento usuário – CUT), quanto menos pessoas se contaminarem, menos pessoas irão morrer. “A gente precisa se pautar pelo número de mortes, pela quantidade de pessoas queridas que estamos perdendo. Essa é uma discussão muito séria. É importante que se fale que as pessoas estão passando ao usar o transporte público. Com o retorno das atividades do comércio, shoppings, bares, restaurantes e futuramente as escolas, os casos irão aumentar”, destacou.
 
“Pernambuco sempre foi um guerreiro, representante de diversas lutas, um ícone que se destaca no Brasil, inclusive em relação à saúde pública. Essa flexibilização das atividades econômicas vai contra a Nota de Posicionamento do CES. São vidas humanas que estamos falando. O mundo não está entendendo que a solução é o isolamento e distanciamento social”, defendeu a Conselheira Aparecida Brito (Segmento usuário – Casa de Apoio Vovó Bibia).
 
Uma das estratégias anunciadas nessa semana para o controle da pandemia em Pernambuco é a ampliação da capacidade de testagem de Covid-19 para todas as pessoas que apresentem sintomas gripais leves ou suspeita de coronavírus, com exames RT-PCR (swab nasofaríngeo) e testes rápidos. De acordo com conselheiro Humberto Antunes (segmento Gestor – SES-PE) e secretário-executivo de Gestão Estratégica e Participativa da SES-PE, para uma maior precisão epidemiológica é importante massificar a testagem e identificar a população que teste positivo, de forma rápida e em tempo real,  colocando essas pessoas em isolamento vertical e em quarentena. A adoção dessas medidas ajudarão conter a disseminação do vírus e diminuir a taxa transmissão da doença.