GT de Emergências Sanitárias debate os dados da pandemia e discute os impactos do turismo em Pernambuco para o aumento de casos Covid-19

O Grupo de Trabalho (GT) de Emergências Sanitárias do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) realizou, na quarta-feira (11/01), a reunião ampliada de monitoramento do Controle Social sobre os dados atualizados do Informe Epidemiológico sobre a pandemia, com Diretor Geral de Controle de Doenças e Agravos (SEVS/SES-PE), George Dimech. Além de serem debatidas as recentes variações nos números de casos.

Até 08 de novembro de 2020 foram totalizados o número de 166.333 casos confirmados, 147.778 casos recuperados e 8.732 óbitos. Além do detalhamento dos casos leves e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), houve a exposição dos casos notificados para covid-19 na população indígena, dos profissionais de saúde, e da população privada de liberdade.

Enquanto estratégia para o enfrentamento ao coronavírus, Pernambuco está aumentando o número de leitos de UTI e também está ampliando a oferta de testes para a covid-19, que já conta com três centros de testagem por livre demanda. Na quarta-feira, 11 de novembro, o Ginásio Esportivo Geraldo Magalhães (Geraldão), no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, começou a funcionar como um novo centro de testagem com parceria com a Prefeitura do Recife. No Estado, outros dois centros de testagem funcionam no modelo “drive-thru”: um no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa) e outro no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE). O aplicativo Atende em Casa já beneficia 174 municípios (94,05% das cidades pernambucanas), em todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), contemplando 9.341.881 pessoas (97,74% da população de Pernambuco). O aplicativo, disponível pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientações aos usuários.

Durante o debate os Conselheiros Felipe (segmento trabalhador -SINDACS/PE) e Juliana Cesar (segmento usuário – GESTOS) apontaram aspectos importantes quando possibilidade de crescimento do número de ocupação em leitos de UTI e um eventual Plano de Contingência para um possível aumento no número de casos. Ainda foi mencionada a importância de reforçar a assistência com Hospitais de Campanha, do fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), e diminuição no tempo de processamento de testes.

O conselheiro Wilson Alencar (segmento usuário – Recanto Madre Paulina) trouxe para o debate a preocupação com a reativação do Hospital de Campanha do Estado, em Petrolina, incidente causado pelas fortes chuvas na região do Sertão, na madrugada do dia 02 de novembro. Os pacientes da UTI que estavam no Hospital de Campanha foram transferidos para o Hospital Universitário e para o Memorial e os pacientes de clínica médica foram transferidos para o Hospital Municipal Monte Carmelo, porém enfatizou a importância a reabertura dos leitos que deixaram de funcionar para garantir assistência, bem-estar e valorização da vida.

Ainda na reunião, a conselheira Petra Duarte (Segmento Gestor/Prestador – FIOCRUZ) colocou em discussão a questão do crescimento do turismo interno com a chegada do verão no Nordestino e a aquisição da vacina da Covid-19 para a população pernambucana: “Nós estamos em momento em que duas questões se tornam bem visíveis e importantes. Uma é a questão do verão, a expectativa do setor de turismo é um crescimento interno no Nordeste. Sabemos que as praias tendem a também se encher. Na Europa temos uma situação de crescimento de casos, uma “nova onda” que tem assustado. A gente sabe que o turismo pode representar um risco pela chegada de novas pessoas em aeroportos, portos, trazendo de fora novos tipos de vírus ou vírus com mutações. Também tem a questão da vacina. Nesse caso, o estado já tem algum posicionamento logístico ou de articulação para adoção de alguma vacina? Havia uma expectativa de que o consórcio do Nordeste assumisse essa discussão sobre a adoção e aquisição da vacina para o Nordeste, porém, o que observa-se é que houve uma desmobilização do mesmo em função da necessidade de cada Estado prover suas ações, considerando a ausência de uma condução do Governo Federal. Registrou a importância de que algum Estado volte a coordenar o consórcio, para que ele volte a ficar ativo.”

De acordo com conselheiro Humberto Antunes (segmento Gestor – SES-PE) e Secretário Executivo de Gestão Estratégica e Participativa da SES-PE, essas questões levantadas durante a reunião serão levadas para o Secretário Estadual de Saúde e Secretários Executivos da SES-PE. Com relação a vacina, Pernambuco estava aguardando as definições por parte do Ministério da Saúde e também aguardava o resultado da etapa 3 das vacinas. “Nós já providenciamos a aquisição grande de seringas, pensando na possibilidade da liberação da vacina, e principalmente atender os profissionais de saúde e os idosos. Como a gente não tem um parque de produção para fazer vacina, Pernambuco poderia se associar com estados como São Paulo e Paraná que têm essa capacidade de produção”, comentou.