Notícias

NOTA: 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde adiada para 2018

063ee9aeb9f60efa02823e51450f82ce_L

O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) informa sobre o adiantamento da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª CNVS), do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Ministério da Saúde. O evento que seria realizado entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro de 2017, em Brasília (DF), não acontecerá em decorrência da judicialização do processo licitatório, impossibilitando a realização do evento no período planejado. A 1ª CNVS está prevista para 2018, mas não possui nova data definida.

Segundo o Ministério da Saúde e CNS, o motivo do adiamento é que durante a licitação, houve recursos das empresas concorrentes, e os prazos legais para a conclusão do processo licitatório inviabilizam a realização da conferência na data prevista. Confira AQUI o Ofício Circular do Ministério da Saúde/ Conselho Nacional de Saúde, que trata do adiamento do evento para 2018.

Com o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, a etapa Nacional da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde tem a proposta de discutir a criação de uma política nacional para fortaleça as ações de vigilância em saúde no Sistema Único de Saúde. Ela foi precedida por etapas preparatórias, realizadas em todos os estados brasileiros, que reuniu propostas apresentadas por participantes de municípios e macrorregiões locais. A vigilância em saúde inclui vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental e de saúde do trabalhador, com atividades de prevenção e promoção da saúde. Com as ações da área, é possível obter informações e intervir para reduzir riscos de doenças e promover a qualidade de vida.