Novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Garanhuns tomaram posse

Tomaram posse, nesta quarta-feira (20), os novos representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS), que vão exercer suas funções durante o biênio 2019/2021. Os membros foram nomeados a partir da portaria n° 1018/2019. A solenidade de posse foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, e contou com a presença do prefeito de Garanhuns, Izaías Régis.

Em seu pronunciamento, o gestor deu as boas-vindas aos membros empossados e destacou o empenho do Governo Municipal para manutenção dos serviços de saúde em Garanhuns. “Quero parabenizar todos os conselheiros, e dizer que fiscalizar é uma obrigação de todos nós. Nossa responsabilidade é grande, bem como o compromisso com a saúde. Por isso, a prestação de contas é tão importante, para que a população saiba onde são investidos os recursos”, declarou o prefeito.

A eleição dos novos conselheiros foi realizada no dia 12 de setembro de 2019; e a conselheira Erivânia Ferreira da Silva, assume a presidência do CMS durante o próximo biênio. Outros membros tomaram posse como titulares e suplentes, representando a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), a Vª Gerência Regional de Saúde (Vª Geres), a Fundação Hemope, e o Hospital Infantil Palmira Sales.

Também integram a nova composição trabalhadores da área de saúde, Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias (Sindacs/PE), Associação Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde (Amacs), beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS), representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Abrigo São Vicente de Paulo, comunidades quilombolas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Pastoral da Criança, Creche Lar Eterna Aliança, Associação dos Deficientes Visuais do Agreste Meridional de Pernambuco (Advampe) e Centro de Recuperação Desafio Jovem.

Durante a ocasião, o secretário-adjunto de Saúde, Harley Davidson, representou a titular da pasta, Nilva Mendes, e exaltou o trabalho realizado pelo conselho. “Este é um momento de concretização do controle social, efetivado pela formatação do Conselho de Saúde, que tem uma atuação marcante dentro do município. A Secretaria de Saúde respeita e reconhece a importância do órgão, para que possamos buscar, a cada dia, um SUS mais inclusivo”, pontuou.

A nova presidente do Conselho, Erivânia Ferreira, ressaltou a relevância da participação popular dentro do âmbito do Sistema Único de Saúde. “Estou assumindo a presidência com o objetivo de buscar melhorias para o nosso município, destacando sempre a importância de se manter o controle social. Quero também agradecer o empenho de todos aqui presentes, a parceria de vocês será essencial dentro dos trabalhos do Conselho de Saúde no próximo biênio”, afirmou.

Informações: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)/ Garanhuns