Plano de Educação Permanente em Saúde de Pernambuco é aprovado no Pleno do CES/PE

O Plano de Educação Permanente em Saúde de Pernambuco (PEPS-PE 2019-2022) foi aprovado na 501ª Reunião Extraordinária do CES/PE. Elaborado pela Diretoria Geral da Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) e Diretoria Geral de Educação na Saúde (DGES/SEGTES), o Plano, que foi apresentado por Juliana Siqueira, tem como destaque a estruturação de seis eixos e estratégias que contemplam: a governança da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde em pernambuco; o desenvolvimento da gestão e do Controle Social no SUS; o desenvolvimento e disseminação da capacidade pedagógica no SUS; o SUS Escola; o desenvolvimento de Redes Integradas – linhas de cuidado e políticas público; e a comunicação e gestão do conhecimento aplicado ao SUS.

WhatsApp Image 2018-11-21 at 15.50.02 (2)

Na ocasião, a CIES Pernambuco, representada por Domício Sá, e a Diretora da ESPPE, Célia Borges, participaram da construção do debate junto ao Pleno do CES/PE. Segundo Célia, o Plano apresentado é um diferencial nas ações de Educação Permanente em Saúde no Estado de Pernambuco. “A construção do Plano foi um processo riquíssimo de integração com as áreas técnicas da Secretaria de Saúde. Este Plano é uma construção concreta e real diante dos vários contextos da educação na saúde”, defendeu, a Diretora da ESPPE.

Entre os objetivos apresentados, o plano visa incentivar a estruturação da política de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde nas 12 Regiões de Saúde e nos 185 municípios de Pernambuco; apoiar a estruturação e desenvolvimento dos planos regionais e municipais de educação permanente em saúde; potencializar e disseminar da capacidade pedagógica no SUS por meio da integração ensino-serviço-comunidade, da qualificar os programas de residências em saúde e valorizar a preceptoria e tutoria no SUS, Potencializar as ações de educação popular em saúde e fortalecer o controle social; apoiar a implementação das mudanças curriculares nos cursos da área de saúde; promover a qualificação e formação profissional dos trabalhadores em áreas estratégicas do SUS alinhado à estruturação das redes de atenção à saúde; aprimorar os processos de informação e comunicação das ações de educação e de saúde produzidas na Rede SUS Pernambuco; e estimular a realização e divulgação de pesquisas na rede estadual de Saúde.