Pleno do CES/PE aprecia a Política Estadual de Residências em Saúde

Durante a 511ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE), realizada nesta quarta-feira (09/10), no Cefospe, os(as) Conselheiros(as) do CES/PE acompanharam a apresentação da Política Estadual de Residências em Saúde, sendo a principal estratégia da Política de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde para a formação de especialistas para oSUS.

A exposição do tema foi realizada pela Diretora Geral de Educação em Saúde (DGES/ SES-PE) Juliana Siqueira. Colaboraram na construção do debate os Conselheiros Estaduais de Saúde Ronaldo Vasconcelos (segmento trabalhador – COREN-PE) e Pedro Miguel (segmento gestor/prestador – Fiocruz PE). O Pesquisador da Fiocruz e representante da CIES Pernambuco, Domício Sá, também participou da discussão.

O Pleno do CES/PE participou do debate ressaltando a expansão da regionalização das residências em saúde para a qualificação dos profissionais do SUS, e destacando a importância de pautar o papel de Preceptoria, Tutoria e dos treinamentos em serviço, sendo um compromisso Constitucional do(a) Trabalhador(a) do SUS, registrado na Lei 8.080/90.

Os principais objetivos da Política Estadual de Residências em Saúde consistem em Fortalecer a Política Estadual de Residências em Saúde como dispositivo da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde;Expandir e qualificar os programas de residências em saúde em áreas estratégicas doSUS Pernambucano; e Qualificar o desenvolvimento e a valorização da preceptoria e tutoria no SUS.