Pleno do CES/PE debate a situação da Atenção Primária em Pernambuco e os impactos da PNAB

Hoje (12/02), o Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) realizou a primeira Reunião Ordinária de 2020 com o debate da situação da Atenção Primária em Pernambuco, que contou com a presença do secretário estadual de Saúde e presidente do CES, André Longo; do colegiado do CES; da equipe técnica da SES/PE; e de representantes de Conselhos Municipais de Saúde e Movimentos Sociais. 



Durante o período da manhã, o Pleno discutiu os impactos da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a carteira de serviços em Atenção Primária à Saúde, e da Portaria Nº 2.979/ 2019, que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde. Além disso, o Controle Social realizou encaminhamentos e deliberações frente às mudanças que estão ocorrendo na saúde. 

As apresentações técnicas foram realizadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE), representada por Maria Francisca Santos de Carvalho e Ana Perez, da Superintendência de Atenção Primária; e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), representado pelos assessores Paulo Dantas e Cristiana Paulino.