RECIFE SEDIA FORMAÇÃO PARA O CONTROLE SOCIAL NO SUS

WhatsApp-Image-2017-11-20-at-17.45.00-842x474

Nos dias 6 e 7 de dezembro o Conselho Nacional de Saúde (CNS) realiza a Oficina de Formação para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS), em Recife (PE). O curso é voltado para conselheiros e conselheiras municipais e estaduais de saúde, além de lideranças de movimentos e organizações populares que atuam na luta pelo Direito Humano à Saúde, da Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Norte e Sul. Nas regionais do Agreste e do Sertão, as Oficinas de Formação para o Controle Social serão realizadas em 2018.

O objetivo é formar multiplicadores capazes de qualificar sua atuação pela democratização do Estado e pela garantia dos direitos sociais. Assim, será possível ampliar a participação popular na construção e fiscalização das políticas públicas, reafirmando o caráter deliberativo dos conselhos de saúde.

Para se inscrever, basta acessar (www.formacontrolesocial.org.br) e preencher o formulário com suas informações. Serão 80 vagas. 30% de lideranças de movimentos e organizações populares; 70% de conselheiros e conselheiras municipais e estaduais. A seleção dos participantes será feita pelo Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE). Com isso, será possível criar uma rede de pessoas para defesa dos direitos básicos à saúde no Brasil.

Com 16 horas-aula, o curso é uma realização do CNS, executado pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) e pelo CES-PE. Essa é mais uma ação da Política Nacional de Educação Permanente para Controle Social no SUS (PPNEPCSS) foi criada em 2006, após uma série de debates e oficinas. Desde então, um conjunto de ações formativas são realizadas pelo CNS.

O quê: Oficina de Formação para o Controle Social no Sistema Único de Saúde
Quando: Dias 6 e 7 de dezembro
Onde: Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe)
Conselho Estadual de Saúde do Pernambuco: (81) 3184-4210