Saúde das Mulheres: CES/PE participa do Seminário Formação-intervenção sobre trabalho nas maternidades pernambucanas

Nos dias 09 e 10 de dezembro, acontece o Seminário Formação-intervenção para o dimensionamento da força de trabalho na Saúde nas maternidades do Estado de Pernambuco, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco  (SES/PE), no bairro do Bongi. Atento ao processo de qualificação da rede de saúde, o  Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) participa, nesta terça-feira (10/12), da programação do Seminário. O Secretario Estadual de Saúde e Presidente do CES/PE André Longo e os Conselheiros de Saúde Andreza Duarte (segmento usuário – CUT/PE), Lidiane Gonzaga (segmento gestor – SES/PE),  , Jorge Mário (segmento usuário – NCST/PE),  Oscar Correia  e Euclides Monteiro (segmento usuário – Instituto Brasileiro Pró-cidadania) participam do evento.

 

Hoje (10), a atividade envolve a presença da Rede Unida, do grupo de condução e dos diretores das 30 maternidades,  que realizaram mais de 1.000 partos nos últimos três anos em Pernambuco. Durante o encontro haverá a apresentação sobre o contexto da formação-intervenção, além de ser efetuada uma escuta qualificada desses serviços enquanto responsáveis para a qualificação da rede obstétrica.  

No primeiro dia da programação do seminário houve a apresentação da Carta Acordo  entre a  SES/PE  junto a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), como prioridade a qualificação da Rede de Atenção Obstétrica e Neonatal Precoce e o fortalecimento do Programa de Controle do Câncer do Colo do Útero.