GT de Emergências Sanitárias atualiza dados epidemiológicos e aprecia parecer sobre atualização da PAS frente às ações da Covid-19

Aconteceu na quarta-feira (05/08), a reunião ampliada do Grupo de Trabalho (GT) de Emergências Sanitárias do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE), no intuito de dar continuidade ao monitoramento dos dados epidemiológicos do Coronavírus em Pernambuco, apresentados pelo Diretor Geral de Controle de Doenças e Agravos (SEVS/ SES-PE), George Dimech. Na ocasião, houve apreciação e aprovação do parecer da Comissão de Análise e Orçamento do CES sobre a atualização da Programação Anual de Saúde (PAS) 2020 frente às ações da Covid-19. Também houve a discussão sobre os impactos em relação à possível retomada das aulas presenciais das escolas públicas e privados para o ano letivo de 2020.

Durante a reunião, o Conselheiro e Coordenador da Comissão de Análise e Orçamento, Euclides Monteiro (segmento usuário – Instituto Pro cidadania), apresentou o parecer, detalhando a necessidade de conciliar as ações do Plano de Contingência de Enfrentamento da COVID-19 da SES/PE com o PES 2020-2023, através da PAS 2020, proporcionando o alinhamento dos instrumentos de planejamento do SUS com os instrumentos orçamentários.

Pela transparência e visibilidade das ações e recursos destinados e executados pela SES/PE, frente às ações da Covid-19, o Grupo de Emergências Sanitárias do CES/PE apreciou e aprovou a parecer da Comissão de Análise e Orçamento do CES/PE sobre a atualização da Programação Anual de Saúde (PAS) 2020, qualificando a atuação do controle social quanto a análise e deliberação acerca da prestação de contas do exercício 2020.

Outro ponto que esteve em discussão no encontro virtual foi a retomada das aulas presenciais. Por representar uma questão de saúde pública, o GT de Emergências Sanitárias apontou a preocupação com a programação para o reinicio do ano escolar na modalidade presencial e debaterá este tema na próxima reunião, sendo discutidos os seus impactos.

➡️ VEJA TAMBÉM:

Nota de Posicionamento do CES/PE Sobre Plano de Flexibilização – fechamento/reabertura das atividades econômicas em Pernambuco