CES e CIST promovem curso sobre Saúde do Trabalhador

CIST-paulista1O Conselho Estadual de Saúde, através da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador (CIST), realizou o curso de “Atualização Técnica do Controle Social em Saúde do Trabalhador” para servidores, gestores e usuários da saúde do município de Paulista, nos dias 17 e 18 de junho. Mais de cinqüenta pessoas participaram da programação que contou com representantes da CIST, CEREST, Conselho Municipal de Saúde de Paulista e Secretaria Estadual de Saúde de Paulista. A coordenadora da CIST estadual, Lindenere Ferreira, afirma que um dos objetivos do curso é resgatar as unidades sentinelas, preparando e qualificando o controle social.

O curso de “Atualização Técnica do Controle Social em Saúde do Trabalhador” foi dividido em dois momentos. Um primeiro momento informativo onde painéis trouxeram aos participantes informações e dados sobre Saúde do Trabalhador, doenças e agravos, relacionados ao município. Durante a segunda parte, foram formados grupos de trabalho que apresentaram propostas de ações estratégicas para serem desenvolvidas no que eles consideram prioridade. “É necessário que eles conheçam o seu território. Nosso desejo é que eles possam inserir dentro do controle do SUS ações estratégicas em saúde do trabalhador.”, afirma Lindenere.

O presidente do CMS de Paulista, Ramos Francisco, também participou do curso. “Quero agradecer muito ao CES pelo curso e pelo apoio à criação da CIST Paulista. No próximo pleno, em Julho, teremos um ponto de pauta sobre isso.” Para outra participante, Rosinete Sermão, agente comunitária de saúde de Paulista, a atualização técnica foi muito relevante para o contato com a população. “Aprendi muita coisa que poderei passar para comunidade. Eu não sabia que tínhamos todos esses direitos.”

Na conclusão do curso, todos os partícipes receberam o plano de ação construído durante o evento. Esse será inserido no Plano Plurianual de Ações (PPA) e na Conferência de Saúde do município de Paulista.