Olinda sedia 2ª Etapa Macrorregional da 9ªCES

O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco e a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco realizaram, nos dias 23 e 24 de abril de 2019, em Olinda, a 2ª Etapa Macrorregional da 9ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco (9ª CES), da I Macrorregional de Saúde (Regionais I, II, III XII).

Na mesa solene estiveram presentes a Secretário Executivo de Gestão Estratégica e Participativa, Humberto Antunes, representando o Secretário Estadual de Saúde André Longo; a Secretária de Saúde de Olinda, Emília Cardoso Gonzales; a Diretora de Executiva de Regulação, Eliane Germano, representando o Secretário Secretaria de Saúde do Recife, Jailson Correia; a Promotora de Saúde do Ministério Público de Olinda, Maísa de Oliveira; o Procurador do Ministério Público do Trabalho, Leonardo Osório; a Gerente da I GERES, Ângela Roberta Lessa; Conselheiro Municipal de Saúde do Recife, Cristiano Nascimento; e a Conselheira Estadual e Coordenadora Comissão Organizadora da 9ª CES, Lidiane Gonzaga.

Na abertura da programação, a professora e pesquisadora Petra Duarte (UFPE/ CAV) participou da Conferência Magna, que debateu o tema do evento: “Saúde não é favor. É direito! Pernambuco em defesa do SUS. Democracia para garantir as conquistas com participação popular”.

“A saúde é um bem, é um patrimônio coletivo da sociedade”, defendeu a professora e pesquisadora Petra Duarte (UFPE/CAV). Segundo a pesquisadora, diante do desafios da saúde com a entrada de capital estrangeiro e do novo modelo adotado pelo Governo Federal em trabalhar no desenvolvimento de seguros populares, é preciso ter percepção e clareza da importância de se ter um sistema universal.

GRUPOS DE TRABALHO

As/os delegadas/os que representam os municípios da III Macrorregional de Saúde (Regionais VI, X, XI) participam de Grupos de Trabalhos, com debates e formulação de propostas para o fortalecimento da Política Estadual de Saúde no SUS, em oito eixos temáticos:

I – Fortalecimento da Atenção Primária;
II – Desenvolvimento e Aperfeiçoamento com Acesso Regionalizado às Ações de Média e Alta Complexidade;
III– Fortalecimento da Política de Assistência Farmacêutica;
IV – Desenvolvimento das Ações Estratégicas de Vigilância Em Saúde;
V – Qualificação e Inovação dos Processos de Governança e Gestão Estratégica e Participativa na Saúde;
VI – Ampliação dos Investimentos em Saúde;
VII – Fortalecimento do Controle Social;
VIII – Financiamento do SUS.

ELEIÇÃO DE DELEGAÇÃO

Após a realização dos Grupos de Trabalho da 2ª Etapa Macrorregional da 9ª CES, as/os delegadas/os participaram do processo eleitoral para a 9ª CES e da eleição da Pré-Delegação para a 16ª CNS.

PLENÁRIA FINAL

Na tarde da quarta-feira, 24 de abril, foi realizada a Plenária Final da 2ª Etapa Macrorregional da 9ª Conferência Estadual de Saúde (9ª CES), em Olinda, que teve como objetivo a aprovação das propostas Regionais/ Macrorregionais e Estadual, baseadas nos oito eixos temáticos trabalhados nos dois dias de programação. Na ocasião os/as delegados/as presentes apreciaram as moções, incluindo o pedido de homenagem na 9ª CES para Conselheira Estadual de Saúde, Lucelena Cândido (segmento usuário – CEPAS), realizada pelo Delegado André Carvalho (CMS-Paulista).

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS COMPLETA DA 2ª ETAPA MACRORREGIONAL DA 9ªCES – OLINDA/PE