Serra Talhada sedia 1ª Etapa Macrorregional da 9ªCES

O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco e a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco realizaram, nos dias 16 e 17 de abril de 2019, em Serra Talhada, a 1ª Etapa Macrorregional da 9ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco (9ª CES), da III Macrorregional de Saúde. Na mesa solene estiveram presentes a Gerente da XI Regional de Saúde, Karla Milene Cantarelli, representando o Secretário Estadual de Saúde André Longo; a Secretária de Saúde de Serra Talhada, Márcia Conrado; a Coordenadora da Comissão Organizadora e do Comitê Executivo da 9ª CES, Lidiane Gonzaga (segmento Gestor- SES/PE); e a Presidente do Conselho Municipal de Serra Talhada, Vânia Melo. A Câmara Municipal de Vereadores de Serra Talhada foi representada pelo Vereador Sinésio Rodrigues (PSDB-PE), e o Ministério Público de Pernambuco por Rodrigo Amorim da Silva Santos.

Na abertura da programação, o pesquisador Domício Aurélio (FIOCRUZ/PE) participou da Conferência Magna, que debateu o tema do evento: “Saúde não é favor. É direito! Pernambuco em defesa do SUS. Democracia para garantir as conquistas com participação popular”.

GRUPOS DE TRABALHO

As/os delegadas/os que representam os municípios da III Macrorregional de Saúde (Regionais VI, X, XI) participam de Grupos de Trabalhos, com debates e formulação de propostas para o fortalecimento da Política Estadual de Saúde no SUS, em oito eixos temáticos:

I – Fortalecimento da Atenção Primária;
II – Desenvolvimento e Aperfeiçoamento com Acesso Regionalizado às Ações de Média e Alta Complexidade;
III– Fortalecimento da Política de Assistência Farmacêutica;
IV – Desenvolvimento das Ações Estratégicas de Vigilância Em Saúde;
V – Qualificação e Inovação dos Processos de Governança e Gestão Estratégica e Participativa na Saúde;
VI – Ampliação dos Investimentos em Saúde;
VII – Fortalecimento do Controle Social;
VIII – Financiamento do SUS.

ELEIÇÃO DE DELEGAÇÃO

Após a realização dos Grupos de Trabalho da 1ª Etapa Macrorregional da 9ª CES, as/os delegadas/os participaram do processo eleitoral para a 9ª CES e da eleição da Pré-Delegação para a 16ª CNS. Foram eleitos 108 delegadas/os para a Etapa Estadual e 12 pré-delegadas/os para Etapa Nacional.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS COMPLETA DA 1ª ETAPA MACRORREGIONAL DA 9ªCES – SERRA TALHADA/PE