O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco participará do VII Fórum de Conselhos de Saúde Estaduais e Municipais das Capitais do Norte e Nordeste. O fórum será realizado entre os dias 19 e 21 de junho, em Aracaju-SE. O CES-PE enviará conselheiros representantes dos três segmentos (trabalhador, usuário e gestão), eleitos em reunião plenária, além da secretária executiva. A edição deste ano tem como tema central “Fortalecimento do Controle Social no SUS”. Alguns dos eixos temáticos são educação permanente, financiamento e Lei 141/12 Decreto nº 7508, resolução do CNS nº 453/12.

O Fórum de Conselhos de Saúde Estaduais e Municipais das Capitais do Norte e Nordeste acontece tem como objetivo analisar, refletir e propor estratégias para o fortalecimento do controle social no SUS com base nas demandas específicas das regiões Norte e Nordeste. Durante a programação serão formados grupos de trabalho que construirão propostas referentes ao tema central para formação do Relatório Consolidado que constituirá o Relatório Final. Esse estabelecerá encaminhamentos conforme deliberação da Plenária Final.

O Fórum acontece anualmente e é sediado em uma cidade das Regiões Norte ou Nordeste. Ele é referência na construção e edificação do controle social na área de saúde das regiões envolvidas. Esse encontro periódico proporciona, além do debate do tema, a troca de experiências e a propagação dos êxitos alcançados por cada conselho de saúde estadual e municipal. As propostas resultantes do Fórum são apresentadas ao Conselho Nacional de Saúde e ao Ministério da Saúde.