CES/PE realiza 1ª Etapa Macrorregional da 1ª CEVS

WhatsApp Image 2017-04-25 at 09.55.07

Acontece no Hotel Grande Rio, em Petrolina – PE, a 1° Etapa Macrorregional do Vale do São Francisco, da 1ª Conferência Estadual em Vigilância em Saúde (1ª CEVS), nos dias 25 e 26 de abril,  e a 2ª Conferência Estadual em Saúde das Mulheres (2ª CESMu), que será realizada de 26 a 27 de abril.  Devido a abrangência das regiões, os eventos ,organizados pelo organizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) e pelo Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE),  estão divididos em quatro etapas macrorregionais, que englobam os municípios do Vale do São Francisco, Sertão, Agreste e Região Metropolitana do Recife.  Na ocasião serão eleitas/os delegadas/os para a etapa da Nacional da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres e a 1ª Conferência Nacional em Vigilância em Saúde.

WhatsApp Image 2017-04-25 at 10.00.17

Hoje (25), na abertura da 1° Etapa Macrorregional  da 1ª CEVS participam a Secretaria de Saúde de Petrolina, o Conselho Municipal Saúde de Petrolina, a Secretaria Estadual de Saúde e o Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE), além dos representantes dos segmentos dos usuários, trabalhadores e gestores/ prestadores, que atuam no âmbito do SUS. Com base na temática: “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUSPúblico de Qualidade”, estão sendo desenvolvidos trabalhos em grupo por meio de eixos sobre o papel da Vigilância em Saúde na integralidade do cuidado individual e coletivo em toda a Rede de Atenção à Saúde; o acesso e integração das práticas, dos processos de trabalho e dos saberes e tecnologias das Vigilâncias em Saúde; a implementação de políticas intersetoriais para promoção da saúde e redução de doenças não transmissíveis e agravo; e a participação social no fortalecimento da Vigilância em Saúde.

WhatsApp Image 2017-04-25 at 09.58.15

Na tarde do dia 26 será iniciada a 1° Etapa Macrorregional  da 2ª CESMu, que trará como debates e discussões o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres;  a vulnerabilidades, violência e equidade na vida e na saúde das mulheres; e as políticas públicas para as mulheres e a participação social.