Nova presidência no Conselho de Saúde de Pernambuco

Novos presidente e vice do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE) para o Biênio 2021-2023 foram eleitos nesta quarta-feira, 4 de maio. A data marca a conquista dos segmentos usuário e trabalhador do Sistema Único de Saúde – SUS à frente do Conselho, exercendo importante papel no Controle Social. O processo eleitoral se deu após a sanção da Lei 17.700 pelo governador Paulo Câmara, no dia 22 de abril de 2022, normativa que versa sobre mudanças na composição do órgão.

Euclides Monteiro (presidente) e Rosa Maria Gomes (vice-presidente)

A partir de agora, o secretário estadual de Saúde não ocupará a cadeira de presidente como representante nato ao cargo. Foram eleitos como presidente do CES-PE o conselheiro Euclides Monteiro representante do segmento usuário pelo Instituto Brasileiro Pró Cidadania e como vice-presidente a conselheira Rosa Maria de Lima Gomes do segmento trabalhador pelo Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco.

“É um avanço nós usuários e trabalhadores do SUS estarmos na presidência deste órgão do Controle Social. Quero agradecer a todos os envolvidos e à postura do secretário de Saúde de Pernambuco André Longo que, ao assumir em 2019, prometeu que seria realizada eleição para presidência do Conselho ainda no seu mandato e cumpriu. Ganhamos todos nós, a sociedade civil organizada”, pontuou Euclides Monteiro.

O processo eleitoral contou ainda com o deferimento da candidatura da chapa 2 composta pelos conselheiros Wilson Alencar e Adma Belarmino que obtiveram 3 votos contra os 23 obtidos pela chapa vencedora.

De acordo com a nova lei, “o presidente e o vice-presidente do CES-PE serão eleitos, entre os membros titulares, no plenário, na primeira Reunião Ordinária, observando a alternância entre os segmentos que o compõe, permitida uma única recondução”. O órgão colegiado funciona com a participação da sociedade que tem como funções formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política estadual de saúde.

Nova presidência eleita Biênio 2021-2023

Inscrição para o Evento: