SAÚDE DO TRABALHADOR DO AGRESTE DE PERNAMBUCO EM PAUTA

A saúde do trabalhador da Região Agreste foi debatida na 4ª Conferência Estadual de  Saúde do Trabalhador e Trabalhadora – CESTT – Etapa Agreste. O município de Gravatá recebeu durante dois dias (13 e 14 de maio) a terceira etapa regional da conferência que foi realizada anteriormente em Petrolina e Triunfo. O tema da quarta edição da conferência foi “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e de Todas e Dever do Estado”. Durante a 4ª CESTT foram propostas diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com a perspectiva de considerar as especificidades de cada região do nosso Estado. Participaram dela os 53 municípios que formam as IV e V GERES, respectivamente Caruaru e Garanhuns.

Mesa de Abertura
No evento aconteceram painéis sobre “Desenvolvimento Econômico”, “Política Nacional de Saúde do Trabalhador” e “Controle Social”. Aline Gurgel, que expôs sobre desenvolvimento econômico e seus reflexos na saúde do trabalhador, pontuou a relevância do tema: “Passamos a maior parte do nosso dia no trabalho. Política de Saúde do Trabalhador tem que se tornar uma prioridade.”  Para os debates, os representantes de conselhos municipais de saúde, secretarias municipais de saúde, CIST, entre outras, inscreveram-se em blocos de cinco para questionar a respeito dos painéis. “É fundamental que o trabalhador se aproprie da sua política.”, ressaltou Gildázio Moura. José Marcos, conselheiro estadual de saúde e presidente da conferência, é preciso levar as proposta à prática e entender a saúde do trabalhador como uma luta diária.

Controle Social

No último dia os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalho para elaboração de ações que permitam a efetivação e eficácia prática da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, conforme os sub-eixos da conferência: Desenvolvimento socioeconômico, fortalecimento da participação, efetivação da Política Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora e Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. Foram feitas 12 propostas em cada grupo e depois compartilhadas com a plenária para ajustes e aprovação.

Grupo de Trabalho

Aconteceu ainda o processo eleitoral para os delegados que participarão das etapas Estadual e Nacional. Essa foi a penúltima etapa macrorreginal da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora – CESTT. Antes da Etapa Estadual, será realizada ainda a Etapa Macrorregional de Recife, nos dias 03 e 04 de junho.