Começa a 2ª etapa da 4ª CESTT

A 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (CESTT) – 2ª etapa é realizada hoje e amanhã (07 e 08) em Triunfo, Pernambuco. Conselheiros Estaduais de Saúde membros das Secretarias de Saúde e outras representações pertencentes às VI, X e XI GERES participam do evento que tem como tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e de Todas e Dever do Estado”. Durante a programação será realizado o debate sobre o tema e propostas ações para implementação e aplicação prática da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora.  Adalberto Teixeira, do CMS de São José do Egito, falou das suas expectativas: “Minha expectativa é muito grande. Espero ao término do evento ter cumprido meu papel e ter dado uma modesta contribuição para melhoria da saúde do trabalhador.”CESTT - 2 etapa - Mesa de Abertura

Hoje (07) houve apresentação de painéis sobre o tema, debate e trabalhos em grupo. Além do momento recreativo com apresentação cultural e atividade laboral. Aline Gurgel, que expos sobre “Desenvolvimento Econômico e suas implicações para saúde da população”. Segundo ela não o tema é muito pertinente, pois os processos produtivos têm implicações sérias na saúde da população local. Outros dois temas apresentados e discutidos nesse primeiro dia de conferencia: c (PNSTT) e o Controle Social. Lindinere Ferreira, coordenadora estadual da CIST, pontuou os desafios do tema. “Um dos desafios é o diálogo permanente e construção de ações articuladas entre diversos órgãos que atuam nesse âmbito.” O Controle Social ficou por conta de José Marcos, conselheiro estadual de saúde e Presidente da Conferência que apresentou a atual situação do controle social, como a sociedade enxerga os conselhos e posição do SUS.

CESTT - 2 etapa - GT 04

As atividades dessa quarta-feira (07) foram encerradas após a divisão dos participantes em 4 grupos de trabalho que elaboraram cada um 12 propostas de ações que contribuam para efetivação da PNSTT. Na quinta-feira será dado continuidade a programação com compartilhamento dos trabalhos de grupo com a plenária, aprovação das propostas e eleição dos delegados que estarão na etapa estadual da 4ª CESTT que será realizada em junho.