Conselho aprova Relatório de Gestão de 2011

RAG_POSTAprovado por unanimidade, apresentação do parecer ocorreu na sede do órgão, no bairro da boa vista.

O Conselho Estadual de Saúde (CES) aprovou, nesta quarta-feira (20), por unanimidade, o Relatório Anual de Gestão (RAG) da Secretaria Estadual de Saúde (SES), referente ao ano de 2011.  A apresentação do parecer foi realizada pela Comissão de Análise e Orçamento na sede do órgão, no bairro da Boa Vista, durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado, pois esse foi o primeiro relatório da gestão do secretário Antonio Carlos Figueira submetido ao CES, e foi aprovado por unanimidade. Agora, vamos começar a trabalhar no relatório de 2012”, comemorou a secretária-executiva de Coordenação-Geral, Ana Paula Sóter.

De acordo com a coordenadora da Comissão de Análise e Orçamento, Lindinere Ferreira, as maiores dificuldades para analisar e fornecer o parecer sobre o RAG foram o formato técnico do relatório, as informações enviadas pelo planejamento da SES; a linguagem técnica, numérica e codificada, que não permite ao controle social uma compreensão dos documentos a serem analisados e os valores correspondentes das ações e metas atendidas.

“Levamos uma média de oito meses para analisarmos o RAG, porém os cursos e oficinas que realizamos em parceria com órgãos como AGU, TCU, MPPE, TCE, ECP e TCE, nos deram subsídios para os membros da comissão desenvolver uma nova metodologia inovadora, elencando os eixos e debatendo cada um com a coordenação e equipe técnica para a emissão do parecer”, explica Ferreira.

Ainda na ocasião foi aprovado o Regimento e a Comissão Eleitoral para a eleição dos novos conselheiros, para o biênio 2013/2015. Na reunião estavam presentes, o diretor-geral de Planejamento da SES, Paulo Alto e a gerente de Gestão Estratégica e Participativa, Ana Paula Melo.

Resolução CES 509