Sertão recebeu 2ª etapa da 4ª CESTT

A segunda etapa da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador – CESTT foi realizada nos dias 07 e 08 de maio, no município de Triunfo, sertão de Pernambuco. Conselheiros Estaduais de Saúde membros das Secretarias de Saúde e outras representações pertencentes às VI, X e XI GERES estiveram reunidos para analisar e debater sobre a saúde do trabalhador local, considerando o processo produtivo da região. Durante o evento foram elaboradas propostas para promoção e efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e eleitos os delegados que participarão das etapas estadual e nacional da CESTT.

CESTT - 2 etapa - Mesa de Abertura - Banner

A programação foi composta pela leitura e aprovação do regulamento da etapa, exposições sobre o tema, trabalhos em grupo e eleições para delegados estaduais. No primeiro dia foram apresentados os painéis sobre “Desenvolvimento Econômico e suas implicações para saúde da população”, “Política Nacional de Saúde do Trabalhador” e “Controle Social”. Os partícipes foram divididos em 4 grupos que trataram dos sub eixos da conferência: “O desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e trabalhadora”; “Fortalecer a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e trabalhadora formal e informal”; “Efetivação da Política Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade no Estado de Pernambuco nas três esferas de governo” e “Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora no Estado e nos Municípios.”

CESTT - 2 etapa - GT 04

O segundo dia da programação foi iniciado com a revisão e avaliação das ações elaboradas pelos grupos. Entre as 48 propostas aprovadas para a aplicação efetiva e eficaz da PNSTT estão à criação de estratégias para levar a população ao conhecimento dos riscos do uso de agrotóxicos, criar espaços regionais de diálogo e articulação para o controle social, instituir uma política de educação continuada de saúde do trabalhador e estabelecer parcerias intersetoriais para captar e ampliar os recursos. As atividades foram concluídas com as eleições para os delegados representantes da macrorregional nas etapas estadual e nacional. Foram eleitos 28 delegados dos segmentos usuários, trabalhadores e gestores. As etapas Estadual e Nacional serão realizadas em Recife e Brasília, em junho e novembro.

CESTT - 2 etapa - Eleição