SES apresenta Política de Assistência Hospitalar no Pleno de outubro

A Política Estadual de Assistência Hospitalar foi tema da 475ª  Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE), realizada nesta quarta-feira, 19 de outubro, pela manhã. Apresentação da Política de Assistência Hospitalar, realizada pela Secretária Executiva de Atenção à Saúde, Cristina Mota, que mostrou a evolução da política e seus impactos no atendimento aos usuários do SUS.  Composta por 32 unidades hospitalares, a distribuição rede própria conta com 10 hospitais de alta complexidade, 11 hospitais regionais e 11 hospitais especializados, que receberam, mediante planejamento, equipagem de unidades, reformas estruturais e incorporação de novos serviços de saúde.

14724493_537541696435678_1410287162636984976_n

Em virtude dos casos de Microcefalia no estado de Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde realizou a Implantação de serviços para diagnóstico e acompanhamento nos hospitais: Hospital Agamenon Magalhães; Hospital Barão de Lucena; Hospital Regional Agamenon Magalhães (HOSPAM); Hospital Regional Dom Malan, com ampliação dos atendimentos. O Hospital Regional Dom Moura além de realizar o diagnóstico, também recebeu a implantação do serviço de Reabilitação, sendo uma referência no Agreste pernambucano.

14702421_537541763102338_2893842111615922940_n

Os recursos humanos em saúde também foi outro ponto contemplado na Política de Assistência Hospitalar. Por meio de concurso público, a Secretaria de Saúde realizou a lotação de 2.455 profissionais, entre eles médicos, analistas e assistentes de saúde.  Contribuindo para a melhoria da oferta de serviços e atendimentos nos hospitais.

Ao final da apreciação da pauta, foi dada como encaminhamento a criação de Grupos de Trabalho para acompanhamento da evolução da Política nos municípios pernambucanos. À tarde também foram debatidas as pautas da Notificação Compulsória para os casos de violência contra mulher e o papel da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador de Pernambuco (CIST), com revisão das políticas e propostas para o fortalecimento da Comissão no CES/PE.